Review | OITNB - Temporada 3

segunda-feira, junho 22, 2015 Hell F. 20 Comentários


Elenco da 1º temporada 

Nhaaaaaay, galeran! Um assunto muito esperado por todas do blog reina absoluto hoje, pois falaremos de nada menos do que Orange is the new black. Desde o ano passado Sapa e eu esperamos na maior agonia pela estreia da terceira season, e apesar de termos visões bem diferentes sobre o desenrolar da história, a expectativa pela próxima é grande!

Fonte: Netflix

{A quem interessar possa, Sapa detestou e eu AMEI a season}


Acima, o triângulo amoroso. Abaixo, Daya, Crazy e Nicky
Antes de mais nada, tratei aqui sobre a 1ª season e revelei os motivos de OITNB ter adentrado em minha seleta lista de seriados prediletos. Quem ainda não conhecer pode clicar no link e ficar por dentro da sinopse.


Vause e Chapman nunca foram tão fofas *-*

A comédia aborda o problemão de Piper Chapman, uma mocinha bem de vida com uma quedinha pelo perigo. A fofa se apaixona pela misteriosa Alex Vause sem saber de sua profissão (traficante internacional), mas por circunstâncias da vida passa a ajudar a amada nos esquemas. Após vish muita treta vish, as duas se separam e anos depois, prestes a se casar com um boy  - Larry - (vivido pelo bocó de American Pie), é condenada pelo envolvimento criminoso e resolve pagar sua dívida com a justiça.

Chapman e Vause

A parte previsível (e sem spoiler, está na sinopse original), é que as duas se encontram  em Litchfield (cadeia federal de segurança mínima) e é óbvio que o climinha de amor e ódio ocupa boa parte do enredo.


Noiva de um cara legal, confusa e de personalidade frívola, Piper tem de se virar nos trinta para lidar com seu sentimento mal resolvido por Alex e ainda fazer amizades no presídio. Enquanto essa novelinha rola, a diversão fica por conta das personagens secundárias (que em minha opinião, dão de mil na Chapman).


Daí o velho clichê de obras presidiárias vem com tudo: divisão de grupos raciais, jogo de poder, violência, homofobia, fanatismo religioso, abuso de poder, machismo e sexo. Tirando algumas partes apelativas, pode-se dizer que OITNB acerta maravilhosamente em seu elenco. Personagens irritantes são REALMENTE irritantes. Algumas presas em cima do muro, outras completamente malucas (porém carismáticas), fora o pequeno histórico de vida de algumas que são contempladas em alguns episódios.


A primeira season, como de praxe no meio televisivo, serviu para exibir os dramas dos *personagens-base* e claro, caprichou na comédia para conquistar fãs. A segunda, (que sinceramente odiei), humanizou vilões em potencial e também deixou várias máscaras caírem (nunca achei que torceria pela Red ô ódio de pessoas mandonas AHHAHA). Já a terceira, que em meu coração se provou tão boa quanto a primeira, lacrou ao introduzir pequenas críticas à sociedade, como a transfobia. Outro núcleo importante foi o da administração de Litchfield, já que com o risco de fechamento, Joe Caputo teve de aprender a trabalhar em um regime de privatização e seus inúmeros cortes no orçamento.


Crazy Eyes e Poussey
Meus personagens favoritos por season:

I - Sophia, Poussey, Tricia e Nicky 
II - Alex e Polly (por ter finalmente ter tirado o Larry do show)
III - Suzanne (Crazy Eyes), Big Boo, Doggett e Chang

Google Imagens
Meus personagens ODIADOS por season:

I - Tiffany, Crazy Eyes e Sr Healy
II - Vee, Piper e Black Cindy
III - Daya, Leanne e Aleida


"Caipira" Tiffany Doggett e seus surtos
Engana-se quem pensa que Orange trata apenas do universo lésbico. O show também aborda romances heterossexuais, fora que nem todas as detentas são gays. Dentre o passado conturbado de cada uma, descobrimos assuntos como prostituição, abandono familiar, abusos, envolvimento com cartéis, homofobia e crimes de ódio.  

A primeira temporada focou no núcleo "branco" de Chapman e suas confusões ao conviver com as outras detentas. Os personagens mais em evidência foram Red; Doggett; Bennet e Daya; Taystee; Pornstache, Nicky e claro, Alex. 


Latinas in trouble
Na segunda temporada as latinas e negras receberam destaque, mas confesso que só passei raiva (talvez pela grande expectativa gerada no fim da primeira). Doggett, Rosa, Crazy Eyes, Taystee, Red e Vee cagaram no maiô em algumas cenas, mas o desenrolar me deixou satisfeita pois vários acontecimentos serviram de ponte para uma boa terceira parte. 

Uma pausa pro momento in choque: Dayanara, minha filha, que cabelo BAFO é esse? *-*

                                                                                     |
                                                                                    V


Agora o maior bafafá no fandom da série foi a entrada de Ruby Rose na trama como Stella, que prometia um triângulo amoroso baphôôôônico. (Pausa para sambar na cara de Sapathão, que já torcia por Stella sem dar o devido crédito ao poder de Alex).

Stella, Piper e Alex

Minha única crítica à entrada de Ruby é dirigida aos roteiristas: WTF! Como que dão maior atenção à Lolly e não oferecem sequer um flashback do passado criminoso de Stella para ao menos não fazer o público de trouxa? Acharam mesmo que ela passaria despercebida e que ninguém se perguntaria como foi parar ali? ¬¬



Se na segunda nos despedimos de algumas presas, a terceira também serviu para fechar o ciclo de outras. Caso não tenha problema com spoilers, arraste o mouse pra saber quem se foi dessa vez: Stella, Nicky, Bennet, Larry e Pornstache.  


O melhor, em minha opinião, foi a maior visibilidade de outros personagens, como Norma, Big Boo, Chang,  Sophia, Cesar, Mendoza, e a chata sonsa da Soso.


Conflitos como alcoolismo e depressão também foram explorados com Poussey e Soso.


Spoiler (deslize por sua conta e risco): Uma treta familiar entre Mendoza e Sophia resulta em uma punição injusta para a trans (QUE VAI PARAR NA SOLITÁRIA). 


Quanto à protagonista, não sei se alguém aí a tem como preferida, mas QUE SACO de personagem! Se na season de estreia ela era uma tonta confusa, foi até compreensível devido ao tempo de adaptação na cadeia. Mas na 3ª, do nada perdem a mão no roteiro e a transformam  em praticamente outra pessoa. 


Não acho que a mudança de Piper tenha sido ruim (afinal, no começo dava raiva aquela ingenuidade em excesso), mas creio que haviam outras formas de explorar essa mudança de modo sutil, não de uma hora para outra e não de maneira tão drástica.


Big Boo e Nicky
Um dos aspectos positivos da 3ª rodada foi o destaque na Big Boo, que revelou ser uma amiga do caralho e excelente cúmplice de vinganças.


Clã negro
Cindy Black, mesmo com toda aquela arrogância, é uma personagem essencial para o grupo das negras (apesar de JAMAIS chegar aos pés da meiga Poussey *-*). A fofa descobre que a refeição judaica é melhor do que a da prisão e faz de tudo para se converter.


Eu ODEIO a Morello desde sua primeira cena, talvez pela minha aversão a pessoas que não aceitam suas realidades (e mentem demais), mas confesso que nessa season a italiana conseguiu me fazer torcer (um pouco) por sua felicidade.


Caputo e Bennet
Os problemas causados pela nova gestão do presídio, que é privatizado, garantiram muitos momentos divertidos, como a substituição das refeições por pastas dentro de sacos HAHAH. A perda da biblioteca e a revolta dos guardinhas também foram pontos altos da edição.


Yellow is the new orange


Lolly foi um personagem misterioso que causou  certo estresse na terceira temporada. Apesar de seu apelo cômico, confesso que deu um medinho dela em determinadas cenas hahahah.
 
Selfies do elenco


Suzanne Crazy Eyes
Finalmente comecei a gostar de Suzanne, que descobriu sua vocação como escritora.


Já as famílias mexicanas receberam dose extra de tensão na terceira season:


Esqueci o nome do boy
Ruiz enfrentou uma gravidez no presídio e seus problemas com o marido se intensificaram.


Aleida e alguns de seus (muitos) filhos
A primogênita de Aleida se divide entre entregar seu bebê à família ou à mãe do bigodudo.


Cesar e os (muitos) filhos de Aleida
O clã mexicano de Aleida e Cesar recebe notoriedade graças à gravidez de Daya.

#chateada

AFF, SABIA que a mongol da Piper só podia ser do meu signo ¬¬. Se tamanha indecisão não cabe no gibi, tampouco caberia na série... O mais certo é Crazy Eyes pisciana, pois aquela imaginação a la Fantástico Mundo de Bobby só poderia ser dela *-*. HAHAH!
Só acho que a Piper verdadeira (a Kerman, autora do livro homônimo que inspirou o seriado) deveria ter escolhido Red para Áries, pois autoritária daquele jeito tá repreendido aHEUAHEUheu. 

Enfim, minhas considerações é de que a season foi sensacional, alguns personagens que não teriam mais nada para somar à trama se despediram, e na cena final nos deparamos com a surpresa de que camas beliches foram instaladas devido à chegada de uma leva muito maior de internas, ou seja, o bicho vai pegar na quarta temporada porque muitas criminosas chegarão à Litchfield.

 
E aí, alguém já conferiu?
Amaram? Detestaram? Roeram as unhas? Morreram de rir?
A expectativa para a próxima rodada continua alta?
Me contem tudo, gente ;*
Hell (bat0mcomalcool)

AUTOR

Hell (bat0mcomalcool). Vulgo Hell {Ellen F.}. Ex-punk, fumante inveterada, colorida e rabiscada. Geminiana em dobro. Filha de Xoroquê e neta da Grande Mãe. Adotou o deboche como filosofia de vida e aceita a decadência como eterna companhia. Viciada em História, política, poesia, cultura vintage, seriados, literatura e The Sims.

20 comentários:

  1. Gata essa de longe foi a melhor temporada, finalmente pararam de focar naquele chove nao molha dela com a alex e investiram nas historias das outras meninas! Fiquei com muita pena da Sophia pq nao foi justo ir pra solitaria, mas ao mesmo tempo me deu raiva pq ela teve chance de pedir desculpas pra Mendonza e foi orgulhosa...
    Pena que a Stella nao volta, ate eu queria ser mulher só pra ter uma chance com a Ruby kkkkkkkkk #PERFEITA
    Amei seu review e concordei com tudo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu não senti pena da Sophia desta vez não porque ela descobriu que o filho da Mendonza não era má influência pro filhinho dela e mesmo assim ficou no orgulho...
      {E olha que eu AMOOO a Sophia!}

      Huhaeauehea é só você gostar de rashas e ela de boys que tá resolvido (no truqueeee)

      Obrigada pela visita, Fabi =*

      Excluir
  2. Oie ^.^ Acredita que no último post do blog eu falo dessa série? Sérioooo, quando eu entrei aqui e vi, eu tive que ler. Claro que pulei a parte do spoiler, porq não é uma coisinha da qual sou muito fã (vontade de mata quando ouço spoiler kk), ainda estou na 1° temporada :'( triste eu sei ! Mas, onde aperta pra fazer os ponteiros do relógio pararem ou voltá-los pra trás? Ou então, como consigo o Relógio Vira-tempo da Hermione? Quando souber, me avise! :D
    Au revoir, Sarah
    http://the-my-smile.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coincidência, Sarah! Vou dar uma olhada por lá <3

      Excluir
  3. Poussey é libriana, que amor. ♥ uashuahs
    Na minha opinião essa foi a melhor temporada, e espero que a quarta ansiosamente. Concordo com quase tudo que você disse! E achei maravilhoso essa de mostrar o outro lado da Big Boo. E eu que odiava a Doggett, ela também ficou entre as minhas favoritas da terceira temporada, uma que acho que nunca vai ser uma das minha favoritas é a Piper, também acho ela um saco. Acho a Morello tão sofrida, as vezes da uma dó. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Poussey é a melhor, Jéssica *_*.

      Affs, não aguentava mais a Morello, mas nesta eu também simpatizei com ela <3 haha.

      Excluir
  4. HELLLLL, EU AMOOOOOOOOOOOOOOO ORANGE ♥
    Poxa a Morello de cancer =( eu nem gosto dela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Se bem que aquele drama e egoismo dela so podiam ser mesmo (sou dessas que admitem os erros kkkkk)...
    Tambem to amando a terceira, so falta o 13 ep pra eu terminar, emoções a mil
    só fiquei chateada por nao terem explorado direito a Ruby Rose pq que mulher e aquela (meu sonho de consumo :3 aiai ~)
    Achei bem melhor do que a primeira pq deixou a Piper cuidando da mafia dela e centrou nas outras, nossa eu amo a Red mesmo sendo mandona, acho que a serie nao seria a mesma sem ela.
    Nao gostei da saida da nicki, mesmo com o passado egoista e o lado negro dela =( eu a achava divertida e animava aquela capela 66' kkkkkkkkkkkk
    Minha namorada torcia por piper e stella, mas eu queria mesmo era que a alex ficasse com a stella pq a piper deixou de ser o centro das atenções ha mto tempo, espero que na 4 temporada o povo de um jeito nessa nova personalidade dela pq nao combinou =/ ruuum

    Amei suas considerações Hellzinha =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei muito melhor do que as duas primeiras seasons, Sammy. E se continuar nesse ritmo a 4ª será épica.

      AHEUAEHUAEHU a Sapa também estava torcendo pela Piper e Stella, eu esperei pra ver o que ia dar antes de ter uma opinião e acabou que mantive entre Piper e Alex / Alex e Stella. Na verdade a Piper só está no meio pq é a protagonista, porque por mim ela podia morrer e o show seria das outras detentas AHEUHEUEA ;*

      Excluir
  5. Nossa o cabelo da atriz que faz a Daya ficou perfeito *_*

    ResponderExcluir
  6. Maaanoo, eu vou começar a assistir essa série, TODO lugar fala dela, TODO mundo fala dela, poxa, vou ter q assistir

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não que eu tenha odiado...eu odiei somente a parte Piper, Alex e Stella, pq eram as que eu mais estavam em expectativa, fora que sou romântica, me concentro no casal principal em todas as séries *_* Fora isso eu amei a temporada, com algumas criticas que são iguais as que vc falou... EU QUERIA MAIS DA STELLA GEEEEENTE... e sim, estou ansiosa pela 4ª season até pq preciso saber o que acontece com minha Alex "/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAEHAUHEU -> "Com MINHA Alex" .. A senhora sempre ousada, Sapathão.
      Tomara que a Alex se dê bem na próxima season, pq a paranoia dela nesta já a fez pagar pelas maldades das outras temporadas hahaha ;*

      Excluir
  8. Nunca assisti acredita? Mas fiquei interessada! (Li os spoilers também... gosto de saber o que esperar das séries! Kkkkk)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, é uma sitcom diferente, quase uma dramédia... Difícil achar alguém que não curta, então vale a pena conferir =*

      Excluir
  9. Aff a Piper é querida por alguem, Hell? Nao conheço ninguem que torça por ela kkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu sinceramente me frustrei qcom a Stela quando veio a noticia da Ruby Rose pq poxa É A RUBY ROSE, ENTAO NAO NOS DEIXE FRUSTRADAS COM A RUBY ROSE deusa das lés *---* haha!
    Mas amei as outras historias, fiquei com pena da Daya pq ela e incompreendida, ngm entende que o jeito dela é chato pq é carente (o que é aquela mae???? :/), amei o outro lado da Boo, genial terem juntado ela com a Tucky pq conseguiram transformar duas personagens chatas em algo construtivo. Tbm nao gosto das apelações de sexo, mesmo que em toda serie de hoje dia tenha essas cenas, acho que dava pra sair do clichê, mas tudo bem, a Nicky ja deu o que tinha de dar (eu tbm gostava da tricia *-*), agora so falta mudarem os guardas mesmo pq aquela rebeliao comc erteza foi pra colocar um povo mais rigido de olho nelas pra dificultar as coisas. Achei a 3 MUITO MELHOR do que a 2 e concordo com tudo que vc falou ^^

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Piper tem me saído a protagonista mais odiada de uma série de comédia de todos os tempos HAEUHEUH
      Também acho que a culpa da chatice da Daya tenha sido a mãe e amei a união entre Boo e Doggett como amigas *_*

      Espero que a 4ª venha com tudo <3

      Obrigada, Debs *-* Vamos ficar no aguardo pelas fofocas quando a próxima season sair AHHAHA ;*

      Excluir
  10. Isso é que é resenha!! Uau!! Kkkkkkk
    Eu sou apaixonada por OITNB, mas eu comecei atrasada, quando peguei pra ver, já tava saindo o fim da segunda temporada... Essa terceira temporada pra mim foi a mais fraca, mas mesmo assim eu amei.
    Acho que todas as personagens são ótimas, cada uma com suas particularidades, mas acho que se for pra escolher uma preferida, seria a Red, pela personalidade forte e a Sophie porque é mais mulher do que as que já nasceram com ppk... kkkkkkkk' Mas é claro que eu gosto muito de outras também, não dá pra ficar escolhendo!!!
    Adorei seu super review... ♥
    Beijos.

    http://creepybeauty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, muito obrigada, Suelen ♥

      Garanto que terá tempo de sobra pra acompanhar tudo (a 4ª só em 2016 mesmo).

      A Sophie é uma MUSA e DIVA mesmo, fiquei passada quando descobri que as cenas dela ainda como boy foram feitas pelo irmão gêmeo da intérprete *-*.

      Espero que até lá muitas novas séries BOAS apareçam pra completar o vazio (ao menos você ainda terá um tempinho pra curtir hahaha) ;)

      Beeeijos ;*

      Excluir

 Espaço livre para sugestões, críticas e elogios;
 Você pode comentar como anônimo ou utilizando seu nome/URL, conta do Gmail ou Wordpress;
 Sua opinião é bem-vinda, contanto que não seja homofóbica ou racista. Agradecemos :)