Agenda cultural: São Batuque 2014

quarta-feira, novembro 12, 2014 Hell F. 11 Comentários


Evento promove a diversidade cultural e religiosa!
Festival acontece entre 11 e 16 de novembro em vários pontos do DF
 

Grupo Filhos de Dona Maria (Divulgação: Karina Santiago)

O post de hoje é estreante em uma nova seção que vez ou outra dará pinta aqui no blog: agenda cultural. Já tivemos anúncios similares como Opções de shows em BrasíliaProjeto Encontros, mas a ideia central é explorar ao máximo o tipo de evento para divulgá-lo da nossa maneira manola HAHAHA, e quem sabe incentivar o público a participar de atrações que ainda não conheçam ou não tenham tido oportunidade de vivenciar.
Fora a criação de outra nova categoria (no canto superior à direita do leitor): cobertura de eventos. Sem preconceitos, sendo de pequeno ou grande porte, desde que a proposta tenha alguma relevância para nossa temática. Resumo da ópera: sabemos que o DF não é NY, mas pensamos que a população brasiliense tem que se encorajar a conhecer novos locais e frequentar rolês até então desconhecidos, para quem sabe iniciarem um movimento cultural sólido.

E em razão de minha profunda simpatia e admiração pela Umbanda, achei digno anunciar essa festividade.
Desde ontem (11) está rolando aqui em Brasília o festival São Batuque, que consiste em apresentar a cultura negra e celebrar as religiões afro-brasileiras, cuja programação se estende em oficinas de percussão, capoeira, aulas de técnica de tambores, atrações musicais e performances de dança, totalizando seis dias de duração, o suficiente para abrir a mente e reconhecer as riquezas que a cultura do batuque nos oferece.
Grupo Ilê Axé Oyá Bagan (Divulgação: Luíz Alves)
Várias satélites sediarão o projeto, sendo elas Asa Norte (Balaio Café), Samambaia (Templo Espiritual Rosa Branca), Núcleo Rural do Córrego do Tamanduá (Ilê Axé Ová Bagan) e Asa Sul (Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro).
O carro-chefe do evento será a exibição de dois shows na Praça dos Orixás (Orla do Lago Paranoá) no sábado (a partir das 16hrs) e domingo (15hrs). Dentre as atrações, os artistas Karynna Spinelli (PE) e o tradicional grupo Ilê Axé Oyá Bagan (DF). O encerramento será por conta do grupo Canto negro (PE), que saudará a todos os orixás mesclando batuque com MPB.
Para os interessados, essa é a página do evento. Segue abaixo a programação completa:
Viva a diversidade, o respeito religioso e a maravilhosa cultura negra com todas as suas nuances únicas e sincronismo absoluto com nossa brasilidade.
Muito axé a todos =*
Hell (bat0mcomalcool)

AUTOR

Hell (bat0mcomalcool). Vulgo Hell {Ellen F.}. Ex-punk, fumante inveterada, colorida e rabiscada. Geminiana em dobro. Filha de Xoroquê e neta da Grande Mãe. Adotou o deboche como filosofia de vida e aceita a decadência como eterna companhia. Viciada em História, política, poesia, cultura vintage, seriados, literatura e The Sims.

11 comentários:

  1. A cultura negra é uma das mais ricas, uma pena que os proprios negros nao dao valor e tentam ficar cada vez mais parecidos com outras raças ao invez de valorizarem seus belos traços e raizes africanas.. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo, nem todos nós imitamos os modelos das outras raças e acima de tudo somos seres humanos que merecem respeito ao inves dessa separação toda em classes, raças e etc

      Excluir
  2. Está aí uma cultura incrivel e que merece ser respeitada.

    http://agindodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hell boa dica, sao poucos os que respeitam essa cultura ainda mais as religioes negras =(
    Sou cristã mas acredito na força dessas doutrinas, acredito em espiritos e porque os orixas nao podem ser bons, ne?

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro ir em eventos assim. Sempre conhecemos coisas novas! Ótima dica!!!! (Desculpe ter sumido do blog, andei meio atrapalhada com tudo na minha vida x.x Mas faz parte hehehe)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse tipo de evento nunca ocorre perto de mim, mas a verdade é que não me interessei muito pra ir. Não faz muito meu estilo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, conheci seu blog hoje e tô apaixonada. Vi o link dele foi um dos que eu mais gostei. Sou nova na bloggosfera e meu blog também é novo, por isso, tudo é novidade pra mim! <3 Xonei no teu. Tô seguindo. Passa no meu pra vê se gosta também: Bebitchs.com

    ResponderExcluir
  7. Uma das coisas que me fazem detestar o lugar que moro é a falta de opções de lazer e de eventos culturais diversos :(

    Aproveita por mim, quase xará! HAHAHA

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir

 Espaço livre para sugestões, críticas e elogios;
 Você pode comentar como anônimo ou utilizando seu nome/URL, conta do Gmail ou Wordpress;
 Sua opinião é bem-vinda, contanto que não seja homofóbica ou racista. Agradecemos :)