Filmes assistidos e reassistidos da semana [01]

sexta-feira, setembro 19, 2014 Hell F. 8 Comentários


Nhaaaay!!! Entrei no ritmo do Sapathão e esta semana também falarei sobre cinema (semana que vem meu tema será literatura). E resolvi resenhar sobre os quatro últimos filmes que vi e revi no mês, que são "Um sonho de liberdade", "Histórias Cruzadas", "O noivo da minha melhor amiga" e "Juno".
Dos quatro, não conhecia apenas um (que vocês descobrirão abaixo), mas como possuo um problema crônico de memória (sempre me esqueço dos detalhes importantes e até mesmo dos finais dos longas), preciso reciclar minhas recordações com frequência e costumo ver a mesma história várias vezes! 
 
Até pensei em assistir logo "Deus não está morto" para inserir nesse bolo, mas quando vi o baita do spoiler que a Sapa soltou, melldells, não tem como assistir algo que já imagino ser muito ruim sabendo o final tão descaradamente (valeu, Thaís Bastos hahahaha).
Aliás, até que minha amiga apenas me fez o favor de evitar que eu passasse vergonha alheia ;*
 
O post do dia foi feito especialmente para os fãs de drama e comédia romântica, por isso, se não gostar dessas categorias, aguarde até a próxima rodada (que será de terror e suspense) <3 
 
UM SONHO DE LIBERDADE ("The Shawshank Redemption" - 1995)

Divulgação: Google Imagens

O drama nos traz a triste história de Andy, um bancário de futuro promissor acusado a cumprir pena de prisão perpétua na rígida penitenciária de Shawshank, no Maine. Ele foi preso por conta do assassinato da esposa e seu amante, mesmo alegando inocência. Na nova vida, tem que se adaptar à dura realidade e sobreviver às situações (facilmente imagináveis) de quem está completamente isolado da sociedade em um regime severo. Lá faz amizade com Red, um veterano em Shawshank que se firmou na cadeia executando pequenos contrabandos.

Quem já conferiu e é fã de Prison Break, de cara já pode identificar muitos aspectos que a série pegou (descaradamente) do filme, começando pelo tratamento do capitão da vigilância aos prisioneiros e a caricaturesca descrição de alguns tipos comuns na prisão. 

Minha classificação: 4/5

Minhas considerações: A amizade de Andy com Red é, de longe, o ponto mais interessante da história. Desde que o ex-bancário pisa em Shawshank, Red vê nele um potencial que só no decorrer dos fatos passamos a entender. Apesar de ser um drama penitenciário, creio que o filme acertou em cheio por não apelar em cenas de violência explícita, e embora mostre alguns espancamentos, não chega a ser nada pesado como OZ. A atuação de Morgan Freeman foi como sempre impecável, e eu só não dei pontuação máxima porque ao meu ver existem dramas ainda melhores. O envolvimento do protagonista com o que futuramente se torna um esquema de corrupção dentro da própria instituição serve de base para o desfecho, que por sinal é espetacular e acredito que qualquer fã de cinema (mesmo com suas preferências pessoais) deveria conferir ;)

 
HISTÓRIAS CRUZADAS ("The Help" - 2012)
 
Divulgação: Google Imagens
 
"Histórias Cruzadas", tão recente em minha vida e que já considero bagarai, retrata a luta diária de mulheres negras no Sul dos Estados Unidos na década de 60, que, por conta do forte preconceito que resistia (em plena época do KKK, magina!), tem como única opção de emprego o trabalho doméstico, atuando como babás e faxineiras em residências de famílias brancas. As coisas começam a ficar agitadas com a chegada de Skeeter, uma jovem da alta sociedade que retorna à cidade natal disposta a se tornar jornalista. A moça decide então entrevistar as domésticas para conhecer sua realidade, e encontra uma única disposta a cooperar: Aibilee, que perdeu o filho aspirante a escritor e que não se conforma com as desigualdades sociais em virtude da cor de sua pele. 
 
Minha classificação: 5/5
 
Minhas considerações:  Já falei que adoro o clima sulista estadosunidense? (Já, bem aqui, haha!). O estilo vintage característico, os mercadinhos com pôsteres de propagandas bem coloridas, o figurino, os cenários maravilhosos, enfim, só de representar essa época eu já adoraria o longa, isso é fato. Mas Histórias Cruzadas não encanta só pela fotografia, vai muito além disso! A trama, apesar de focar no racismo e no absurdo de diminuir as pessoas devido sua raça, também entretém expondo ao ridículo a figura caricata das brancas da época, que praticamente abandonavam os filhos e transferiam sua educação para as empregadas. Histórias Cruzadas sabe ser leve, divertido e emocionante de um modo tão marcante que nem me recordo de outra obra tão boa quanto ~ no mesmo estilo. O drama é bem dosado, apesar de cenas indignantes como a proibição às "pessoas de cor" usarem o mesmo banheiro dos brancos, em alguns momentos contemos as lágrimas na esperança de que algum ato de justiça seja feito. Sabe fazer rir e chorar com a mesma intensidade e suavidade. Um belo filme para recordar com aquele sorriso no canto do rosto e uma dorzinha no coração ao mesmo tempo. Na minha opinião, é o melhor dos 4 resenhados! 
 
 
O NOIVO DA MINHA MELHOR AMIGA ("Something Borrowed - 2011)
 
Divulgação: Google Imagens
 
Esse era o longa que eu ainda não tinha visto, e se não tivesse conferido também não perderia nada HAHAHA. A comédia romântica apresenta a confusão em que Rachel (a intérprete da Branca de Neve em "Once Upon a Time") se mete quando bebe demais no dia do aniversário e acaba indo pra cama com Dex, sua paixão platônica desde a época da faculdade. Não teria nada demais nisso se Dex não fosse o noivo de sua melhor amiga de infância, Darcy, que entrou meio que de paraquedas na mesma época e acabou "abocanhando" o pretendente da amiga alguns anos atrás.  Agora Rachel tem de lidar com seus sentimentos e com a crise dos 30 ao mesmo tempo.
 
Minha classificação: 1/5
Minhas considerações: ZzzZzzZ! Definitivamente não soube prender minha atenção. Os personagens secundários, que numa tentativa frustrada do roteiro deveriam ser cômicos, foram mal aproveitados. A protagonista oscila entre a irritante decisão de ter um caso com seu amor antigo (e trair sua amiga) ou mudar o rumo de sua vida. Achei um filme desnecessário, útil apenas para fãs incondicionais de comédias românticas que não se importam com a qualidade da trama, apenas com o lenga lenga. Até eu faria um filme melhor, e olha que tem a Kate Hudson no elenco, que não é a melhor atriz da face da terra, mas geralmente encabeça romances melhores. Só dei nota 1 porque serviu para passar o tempo tentando cochilar. 
 
 
JUNO ("Juno" - 2008)


Divulgação: Google Imagens
Quem não se encantou pelo dilema de Juno? *-*
A comédia romântica (com um pé bem raso no drama) nos leva até a difícil decisão de Juno, uma adolescente que engravida "sem querer" do melhor amigo (em sua primeira vez) e após desistir do aborto, decide dar seu filho para um jovem casal adotá-lo.


Minha classificação: 3/5
 
Minhas considerações: Com um roteiro sensacional e elenco afiado, destacando é claro a sempre maravilhosa Ellen Page, Juno faz jus ao sucesso quase inânime que o destaca na lista dos novos clássicos. O que mais gosto na obra é que não se arrasta naquele clichê de comédia adolescente comum (repleta de  jogadores de futebol, líderes de torcida, festas regadas a álcool e drogas e sexualidade apelativa). Juno é uma garota nem um pouco popular, que varia de humor na naturalidade de qualquer adolescente comum, não é a mais bonita da escola, não é rebelde nem exemplar, e chega a ser até apática em relação ao seu "problema". Só pelo fato dela associar sua gravidez com uma doença já comprova seu modo diferente de ver a vida, embora a história dê boas voltas que façam a personagem amadurecer. Momento algum há desespero dela na descoberta, o que a distingue da maioria das meninas que passam pela mesma situação. Em minha humilde opinião, a nota 3 é válida para a média dos bons filmes, e não posso esquecer de citar a tão falada trilha sonora do longa, que realmente  encabeça as predileções da categoria.

 
~
 
 
No geral, levando minhas notas em consideração, meu ranking de preferência entre os quatro títulos ficou assim:
 
1º - Histórias Cruzadas (5/5)
2º - Um sonho de liberdade (4/5)
3º - Juno (3/5)
4º - O noivo da minha melhor amiga (1/5)
 
 
E aí, alguém já conferiu algum deles? Caso ainda não, por qual se interessou?
 
Beijos meu povo e um excelente fim de semana a todos ;* 


Hell (bat0mcomalcool)

AUTOR

Hell (bat0mcomalcool). Vulgo Hell {Ellen F.}. Ex-punk, fumante inveterada, colorida e rabiscada. Geminiana em dobro. Filha de Xoroquê e neta da Grande Mãe. Adotou o deboche como filosofia de vida e aceita a decadência como eterna companhia. Viciada em História, política, poesia, cultura vintage, seriados, literatura e The Sims.

8 comentários:

  1. Poxa só 3 pra juno, vc ta muito exigente hell kkkkkkkkkkkk
    acho que valia 5 justamente por ser tao diferente dos filmes do tipo
    mas historias cruzadas e um sonho de liberdade sao referencias eveeeeer *_*
    ainda nao vi esse noivo da minha melhor amiga pq nao gosto de comedia romantica e pra mim todo final e igual, qnd nao e uma corridinha no aeroporto e um casal que vive brigando e acaba junto kkk
    e suas opinioes tao muito bem construidas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AEHAUEHAUEHEAUHEAU poxa Elis, magina dar nota 5 para todos os bons, daí não teria como avaliar meus critérios de avaliação AHEUAEHUE
      Nem assista "Noivo da minha melhor amiga" Elis, não perca esse precioso tempo ;P

      Muito obrigada, beijooo ;*

      Excluir
  2. Cara, JUNO é fantástico. Sempre morro de rir quando eu assisto. Lembro que a primeira vez foi na escola, e o pessoal ria. Um filme muito, muito legal mesmo! Deu até vontade de ver de novo *-*

    http://agindodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quando vejo filmes como histórias cruzadas que falam desse preconceito que tantas e tantas pessoas sofreram me da uma revolta tao grande, nem da pra acreditar que na maior potencia mundial formada por negros brancos europeus e indigenas existiam leis capazes de diminuir tanto o proximo =(

    e juno pra mim tbm seria nota 3 ou 4m é legalzinho mas e filme pra molecada eu acho que existem filmes muito mais bem feitos como a escolha de sofia, a lista de schindler e o grande gatsby, nao tem como dar 5 pra tudo que e so bonitinho tem que ter a essencia mesmo

    sou maniaca por cinema e estou seguindo aqui, espero que tenham mais resenhas bem feitas como essa ;****

    ResponderExcluir
  4. Um Sonho de Liberdade e Histórias Cruzadas são filmes excelentes. O segundo não faz muito que assisti e nossa, esse filme fica na memória né? Juno faz um tempão que eu vi tambem, e já revi porque adoro ele e adoro a Ellen Page <3 haha O Casamento do Meu Melhor Amigo dispenso porque romance não é muito meu forte xD Lembro de ter visto minha mãe vendo esse filme... uhhusshu Adoro posts com dicas de filmes, faz mais!! <3
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas histórias cruzadas e engracado e emocionante

    ResponderExcluir
  6. Hell falando de cinemas eeeeeeeeeeeeee!
    Fiquei bem interessada por Histórias Cruzadas e acho um tema muito importante e interessante se bem abordado, o que parece ser o caso...Mas não acredito que seja melhor que Um Sonho de Liberdade! Um Sonho de Liberdade é lindo, é inspirador, é um dos melhores filmes! E Juno também é um filme muito amorzinho, gostei muito de como esse tema tensinho -gravidez na adolescência- foi abordado de uma forma realista em um filme delicado!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Assisti Juno com uns 18 anos... Preciso assistí-lo novamente pra ver se minha ideia mudou sobre o contexto.

    :*

    ResponderExcluir

 Espaço livre para sugestões, críticas e elogios;
 Você pode comentar como anônimo ou utilizando seu nome/URL, conta do Gmail ou Wordpress;
 Sua opinião é bem-vinda, contanto que não seja homofóbica ou racista. Agradecemos :)