Derrota de 7x1 no futebol. E de 1000x0 na cidadania.

quarta-feira, julho 09, 2014 Hell F. 12 Comentários

Hoje não é dia de postagem, mas eu precisei passar aqui apenas para deixar registrado.

Essa é apenas uma junção de reflexões, não é preciso levar a sério se não quiser.

Goleada inesperada para uns e comemorada por outros. Quem me conhece bem sabe que torci contra a seleção brasileira por motivos óbvios, e nada me fez mais feliz do que o resultado de 7 x 1 de ontem. Sim, pode me odiar se quiser, direito seu!

Divulgação: Internet
Enquanto me delicio com as piadas prontas que circulam pela net e pelo whats, também paro pra me divertir com o debate dos ESPECIALISTAS de futebol de plantão pelas ruas HAHAHAH, hoje cedo já revi  essa discussão umas trinta vezes tanto no quiosque em frente à minha companhia quanto pelos corredores aqui dentro, e é impressionante como as pessoas não aceitam derrotas, *pausa para suspiro*, justamente as mesmas que mais comemoraram as vitórias anteriores e viviam vestidas com o "manto" oficial, logo hoje que deveriam mostrar seu amor à camisa, vieram descaracterizados e putos da vida! o.O

Uns culpam o Felipão, outros o Fred, outros choramingam a ausência do Neymar - como se ele fosse conseguir marcar 7 gols na dura defesa alemã. Quanto a isso, nem me atrevo a iniciar discussões, mais por preguiça de gente que não sabe perder do que por vontade de falar, sabe?

Mas me limito a arriscar apenas que: 1) Futebol é ESPORTE, alguém tinha que ganhar e alguém tinha que perder, é a regra. E não importa o placar, quem marca mais apenas tem mais mérito e merece os parabéns;
2) A culpa não é do Felipão, ele convocou 23 atletas PROFISSIONAIS que sabem muito bem o que fazer em campo, e quer saber? Eles recebem "muito bem, obrigado" para isso, boa parte deles atua em times estrangeiros e estão mais do que acostumados com árduas partidas em campeonatos europeus. E mesmo no caso do Fred, que joga em solo nacional, sabe-se que é um profissional competente que apenas não brilhou NESTA edição da copa. A culpa não é única e exclusivamente de uma única pessoa;
3) E não, não adianta chorar pelo Neymarketing, ele joga muito, mas não faz milagre! E quanto à sua agressão sofrida, gente pra quê chorar? Ele é o atleta do momento e tem todos os recursos para se tratar da melhor forma possível. E recebe uma grana que possivelmente nem juntando todas as pessoas que eu e vocês conhecemos veremos na vida. E sinceramente, ele é bom e quiçá faria gols na partida de ontem, mas aposto meu maço de Marlboro que ele jamais marcaria 7 num único jogo levando em consideração sua atuação nos jogos anteriores - com seleções menos renomadas, diga-se de passagem. Ele não é esse ídolo todo no Barcelona e estão aumentando demais a bola dele, e adiante falarei sobre isso.

Buscar e apontar culpados não consolará quem é apaixonado por futebol, o lance é ter espírito esportivo. Alguém viu a bandeira queimada POR TORCEDORES ontem na Madalena? Particularmente achei ridículo, simplesmente porque existem motivos bem mais válidos para aquela bandeira ser queimada HAHAHAH!

Divulgação: Internet

Apenas para esclarecer: eu gosto de futebol, sou são paulina, inclusive sou da Independente e sempre odiei a bandidagem que rola entre torcidas organizadas, fora que há muito penso que o esporte virou apenas alienação, estratégia de marketing, status, ganância e máfia entre os cartolas. Eu entendo o que é se emocionar com uma partida? Entendo pra c*! Mas não entendo o que é tornar reis jogadores que nem honram a camisa, e não vejo outra razão pra mídia nos socar com propagandas e reportagens MONTADAS para nos emocionar com futebol a não ser pra faturarem em cima de nós, tendo como base uma paixão "empurrada" que começa na pré-escola e termina com bandeiras de time cobrindo caixões em enterros.

"Nosso futebol vem se deteriorando há anos, sendo sugado por cartolas que não têm talento para fazer sequer uma embaixadinha. Ficam dos seus camarotes de luxo nos estádios brindando os milhões que entram em suas contas. Um bando de ladrões, corruptos e quadrilheiros!".
Essa frase, por incrível que pareça, é de autoria do Romário, que vem se destacando na política e vem também exercendo um serviço de utilidade pública bem maior do que muitos considerados "sérios". Se até um ex-jogador que enriqueceu nesse esquema e se tornou deputado graças à popularidade alcançada com seu futebol possui a capacidade de assimilar esse jogo sujo, logo imagino que a maioria dos seres pensantes podem perceber o óbvio, não?

E quanto à copa, desde o início das manifestações protestei pelo fato de que o dinheiro investido nessas obras não representa benefícios para TODAS AS PESSOAS. O fato de eu mesma e de muitas pessoas gostarmos do esporte NÃO justifica essa roubalheira toda, simplesmente porque o Brasil não é formado em sua unanimidade por fãs de futebol. Existem muitos JOSÉS e MARIAS que precisam de 10% desse valor em postos de saúde, viaturas policiais, asfalto de qualidade e etc. Existem outras prioridades além da política de pão e circo, até porque a entrada nesses estádios construídos com dinheiro PÚBLICO não é gratuita.

Agora voltando à questão da culpa, eu acho que a responsabilidade não é da torcida em si, não é apenas do governo, não é do técnico nem completamente dos jogadores. A grande culpada dessa tristeza que assola o país hoje é essa desesperada mania de heroísmo que os brasileiros constroem.

É disso, por exemplo, que o Neymar é fruto, assim como outros craques já sentiram o gostinho da fama exarcebada e do oportunismo da notoriedade imediata, porém, nos tempos atuais, em que o fenômeno selfie virou religião e todo mundo saca o celular como arma, os vídeos virais e a era da tecnologia e do marketing transformam pessoas simples em celebridades de alto nível, e mesmo que sejam essa coca-cola toda, não justifica nos empurrar goela abaixo e nos induzir a sofrer, amar e idolatrar pessoas, mesmo que sejam ídolos. É tudo GOLPE da mídia, que fatura às nossas custas, graças a essas jogadas que tanto encantam sem nos fazer perceber o que há por trás.

E assim caminha a humanidade, num dia Pelé, no outro Ronaldo, depois Neymar, qual será o próximo a nos fazer de trouxa e chorar pelas derrotas enquanto recebem milhões pelo nosso amor moldado e comprado e na base do exagero?

Repararam no tanto de criancinha chorando por conta de um jogo? Na revolta provocada em tantas delas, que até ameaçaram rasgar seus álbuns da copa? Hahahah! Parece ridículo (e é), mas muitos desses garotinhos e garotinhas crescerão alienados como se futebol fosse essencial em suas vidas e se tornarão adultos que não param pra pensar na raiz do problema, na alienação descarada, nas estatísticas de mortes em decorrência de brigas de torcida, nas obras superfaturadas que futuramente refletirão em prejuízo e como o futebol no autointitulado "país do futebol" é insignificante e irrelevante levando em comparação todos os problemas que nos aflingem.

~ País do narcotráfico, da prostituição infantil, da corrupção, da violência impune, da inflação e dos maiores impostos.


Divulgação: Internet
É bacana, é emocionante, é divertido torcer? É! Mas em meio ao caos causado pela roubalheira, pelo cinismo das autoridades e pelo descaramento da mídia, eu me despeço dessa paixão (que há muito deixou de ter graça) com a certeza de que 7 x 1 foi POUCO. Em relação à saúde e segurança pública, qualidade de vida, educação, política de base e transporte público a nossa humilhação passou do 1000 x 0.

Não chore, Brasil! Não por um título que sua seleção não possuiu capacidade de conquistar, não por uma imposição midiática de que a emoção toma conta de sua vida, não por uma derrota em um esporte. O pior está por vir em 5 de outubro e se tudo continuar como está, infelizmente não há manifestação que conscientize.

#feliz pelo resultado do jogo
#inconformada pela alienação que rola solta

Hell


Direitos autorais: Valorize a veia artística deste blog, em respeito à lei nº 9.610 (de 19 de fevereiro de 1998). Não faça cópias de trechos/quotes deste conteúdo autoral sem fornecer o devido crédito à autora e ao nosso link. A equipe Faroeste Manolo agradece ^^. 
Hell (bat0mcomalcool)

AUTOR

Hell (bat0mcomalcool). Vulgo Hell {Ellen F.}. Ex-punk, fumante inveterada, colorida e rabiscada. Geminiana em dobro. Filha de Xoroquê e neta da Grande Mãe. Adotou o deboche como filosofia de vida e aceita a decadência como eterna companhia. Viciada em História, política, poesia, cultura vintage, seriados, literatura e The Sims.

12 comentários:

  1. Texto polemico menina Hell e me doi admitir pq é bem verdadeiro kkkkk
    E verdade, eles faturam com essas jogadas e nos sofremos
    Mas meu amor pelo palmeiras não é alienação ta kkk

    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Sara! Não, não é que amor ao time é alienação, é a mídia que exagera na dose e as pessoas podem se deixar influenciar, só isso aheuaehuae
      Como eu disse lá em cima, eu sou são paulina, amo meu time, só não quero mais me envolver emocionalmente em virtude de toda essa máfia que rola solta no futebol..
      Triste, mas pode ser que um dia mude ^^

      Obrigada pela visita e pelo comentário ;*

      Excluir
  2. Gostei ate ler seu artigo eu achava que a culpa era dos jogadores e que a ausencia de Neymar e Thiago Silva era o que tava faltando mas avaliando desta forma, voce tem yodas razão.....

    Parabens pelo texto....

    ResponderExcluir
  3. adorei seu texto eu achava que a culpa era doso jogadores do tecnico em fim de tudo.....Mas avaliando desta forma percebi que eu era que estava avaiando errado nossa! E como !
    Mas em fim bola pra frente quem sabe daqui ha 4 anos ganha mas espero novos mundanaçs nesta seleção que esta urgentimente precisando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, fiquei muito feliz com seu elogio, obrigada de coração *-*

      Espero também que as coisas mudem para melhor, que a conscientização sirva para que o futebol seja menos marketing/grana e se torne novamente espírito esportivo e amor à camisa <3

      Beijos ;*

      Excluir
  4. Não parei de rir depois do NeyMarketing HUAHUAHAUHAUHA <3 adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AEUAHEAUEHUAEHUAEHAEUEAHUAEHAEUHAUEHAEAUEHUAEHAEU NÉ? <3

      Excluir
  5. Nossaaa *..* esse foi o texto mais coerente que vi sobre essa derrota feia do Brasil kkkkk Esparrou com todas as opiniões que escutei até agora, apesar de não concordar 100%comm a torcida cotra, nem me arrisco a discutir hahahaha xD
    Muito bom!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Poxa, muito obrigada, Simone! Fico feliz por ter gostado do meu texto, e psiu.. fique à vontade para discutir se quiser hehehe ^^

      Obg obg obg pela visita e pelo comentário, volte sempre :)

      Excluir
  6. Sempre polemica sempre Brasil hehehhe

    ResponderExcluir
  7. "Futebol é o ópio do povo"

    ResponderExcluir

 Espaço livre para sugestões, críticas e elogios;
 Você pode comentar como anônimo ou utilizando seu nome/URL, conta do Gmail ou Wordpress;
 Sua opinião é bem-vinda, contanto que não seja homofóbica ou racista. Agradecemos :)