TOP 10 | Séries de TV [ 8 ]

sábado, maio 03, 2014 Hell F. 1 Comentários

É dia de póóóóóódio no TOP 10 - Séries de TV imperdíveis... \o/
Ao longo dos últimos dias, acompanhamos resenhas de vários seriados que eu considero como melhores no quesito preferência pessoal. Tivemos o drama/suspense/romance de "Revenge", o suspense policial de "The Blacklist", a comédia mais leve de "Parks and Recreation" e uma pancada de opções bacanas para se acompanhar e conhecer melhor os enredos.

E com muito orgulho apresento o 3º lugar brilhando com a medalha de bronze em meu humilde ranking...


3 - S o u t h    P a r k
No mesmo estilo de Futurama, South Park é o típico desenho não feito para crianças, assim como “Family Guy”, “American Dad”, "The Cleveland Show" e por aí vai. E outra, é aquele tipo de atração que você ama ou odeia, sem meio termo. E por muito tempo tive a manha de permanecer apática ao enredo dos quatro garotinhos sulistas, isso porque eu era muito fã de Simpsons e era boba orgulhosa demais para admitir que South Park também tinha o que oferecer. Tanto que quando conheci de verdade, traí o movimento e larguei de lado a adoração aos personagens amarelinhos de Springfield, hoje em dia sou viciada em South Park e nem vejo mais aquela graça toda em Simpsons hahahaha!
O "clã" dos góticos da escola de SP

SIMPSONS X SOUTH PARK
Pra mim, o principal diferencial entre as duas séries é que South Park evoluiu, seus personagens  se enriqueceram de características mais sensíveis - embora continuem adeptos do bom e velho humor negro. Continuo não gostando das piadas de flatulência e bobagens do tipo, tanto que existem episódios que sequer dou risada, mas no geral, é notável como os quatro protagonistas ficaram mais humanos (até o Eric!!!), além, claro, do destaque que Butters ganhou ao longo do show, trazendo sua doçura lúdica que contrasta com a acidez da série. Já em Simpsons, vemos sempre os mesmos personagens, as mesmas situações, as mesmas piadas... Mesmo com as participações especiais, parece que todo episódio é uma continuação da mesma história ¬¬
Pra mim o Butters é o melhor personagem, seguido do Kyle e claro, do anti-herói que mais amamos odiar, Eric Cartman <3.

O pentelho Bart Simpson em versão South Park

Em SP, as piadas melhoraram bastante a cada temporada e eles continuam líderes em insultar, ofender e criticar seus alvos (que são muitos). Já os Simpsons, na minha opinião, decaíram bastante em questão de qualidade de piadas. Penso que talvez o motivo tenha sido o excelente começo, notem que até a 10ª temporada é difícil apontar um episódio ruim (com exceção da 1ª temporada, que não vejo tanta graça). E quando algo é muito bom desde o começo e passa a ser exibido tempo demais no ar, é normal que cai na mesmice. Sinto que não houve amadurecimento dos personagens (como em South Park), com exceção das já coerentes Marge e Lisa.

E não dá pra apontar “fórmula esgotada” como culpa pelo desgaste, pois South Park e as outras séries satíricas continuam evoluindo. Talvez o erro dos Simpsons seja continuar na idolatria pelo Homer (que é ótimo, mas cansa) e não procurar temas novos para explorar. A impressão que dá é que depois de entender South Park, Simpsons se torna fraco na briga.

Já assisti todos os episódios de South Park (da 1ªa 17ª, que estou acompanhando de acordo com a liberação da Comedy Central e dos sites que exibem online) e cansei dos Simpsons na metade da 20ª. Em minha humilde opinião, na comparação com South Park, “Os Simpsons” perde feio na hora de satirizar qualquer assunto. O jeitão abobalhado de Homer, em minha opinião, não chega nem aos pés do poder do Eric Cartman em causar hahahahah!


Mas vamos deixar esse duelo de lado e ir ao que interessa:

Sinopse: A pequena cidade sulista South Park é um reduto de caipiras preconceituosos e homofóbicos (já satirizando o estilo de vida da região sul dos EUA), que se diferencia de qualquer outra cidade americana em razão da presença de personagens únicos (até Jesus é morador de SP). Na escola, quatro garotinhos se destacam por suas constantes confusões, sendo eles Eric, Kyle, Stan e Kenny.

Os protagonistas:

Eric: É o odiado líder do grupo. Apesar de ser detestado pelos próprios amigos (que nem sabem porque ainda andam com ele), é a alma do show e nada aconteceria se não fosse por suas atitudes imaturas, impensadas e cruéis. É um obeso ganancioso, preconceituoso, racista, xenofóbico, homofóbico, guloso e mimado. Quer ser melhor do que todos e se vinga de qualquer um que o afronte. Possui relação de extremo ódio com Kyle, em razão de seu colega ser judeu. É filho da maior "vagaba" da cidade, que faz tudo por ele - de onde se tira a raíz de seu extremo egoísmo. Estrela a maioria dos episódios.

Kyle: O garotinho judeu é inteligente, contestador, racional e melhor amigo de Stan e Kenny, apesar de ser mais leal a Stan. É o que mais bate de frente com Cartman, promovendo muitas das vinganças contra o gordinho. É ruivo e morre de vergonha de seus cabelos afro, por isso não sai de casa sem seu gorro verde. Seus pais são típicos judeus "mãos de vaca", mas formam uma família feliz. De todas as famílias da cidade, talvez a sua seja a mais "normal". Possui um irmão adotivo, o canadense Ike.

Stan: É o personagem mais centrado do show, e nas raras vezes em que perde a linha ou cai na pilha dos planos de Eric, é sempre salvo por Kyle. Possui um relacionamento de idas e vindas com Wendy, a garota mais inteligente da classe. É filho de Randy, um geólogo que mais parece nunca ter saído da adolescência, tomando atitudes sempre inconsequentes e prejudiciais à sua família e à cidade, como se esforçar para pegar câncer só para fumar maconha legalmente. Tem uma irmã mais velha muito cruel chamada Shelly.

Kenny: O mais pobre da escola, e bem provavelmente, de toda a cidade. Apesar de ser sempre compreendido por seus coleguinhas, os telespectadores raramente entendem o que ele fala, pois seu casaco abafa a voz - já comprovadamente bem grave (descoberta graças à sua identidade secreta, o super herói Mysterion). Seus pais são dependentes químicos e vivem se estapeando ou sendo presos, mas ele faz qualquer coisa para proteger seus irmãos. De todos os personagens, continua sendo o mais surpreendente (já chegou a viajar para o Havaí só pra ajudar Butters), e sua marca registrada é morrer em quase todos os episódios.


Butters, o garotinho mais amigável e inocente da turma
O estranho professor Mr Garrison

El Diablo












Somente os quatro protagonistas já fazem barulho suficiente, mas South Park não é representada apenas por eles. Inúmeros personagens irreverentes ilustram a série, como o diabão gay, o professor que muda de sexo (e depois se arrepende), e os grupinhos à parte como a gangue dos ruivos, os góticos, os vampiros, os motociclistas e até alienígenas.
Apesar de 99,9% dos episódios serem puras sátiras zombando de determinados sensos comuns, em alguns (pouquíssimos) é possível tirar alguma lição de moral, como no capítulo em que o doce Butters se revolta e vira gótico, mas depois descobre que viver de tristeza não está com nada (como se pode conferir na imagem abaixo).

O ingênuo e fofo Butters, em uma de suas tiradas grandiosas
P
or seu estilo satírico, claro que às vezes o roteiro pega pesado e acaba não conquistando a todos. As inúmeras piadas que atingem religiões, raças, sexualidade e celebridades incomodam muita gente. Por isso, para gostar de SP é preciso, antes de tudo, entender que os produtores fazem uma comédia livre e que não se pode levar tão a sério o que dizem.




Bem, minha ultra indicação foi feita, se alguém ainda não conhece, recomendo assistir da 5ª temporada pra frente, pois as anteriores são realmente bem difíceis de se gostar sem ser fã, haha! Pra quem tem cabeça aberta e aprecia humor negro, South Park é uma das melhores opções (se não a melhor) ;*


Hell (bat0mcomalcool)

AUTOR

Hell (bat0mcomalcool). Vulgo Hell {Ellen F.}. Ex-punk, fumante inveterada, colorida e rabiscada. Geminiana em dobro. Filha de Xoroquê e neta da Grande Mãe. Adotou o deboche como filosofia de vida e aceita a decadência como eterna companhia. Viciada em História, política, poesia, cultura vintage, seriados, literatura e The Sims.

Um comentário:

  1. South Park <3 Assisto sempre com meu namorado uehuehuhe
    Melhores piadas são do Cartman, dou muita risada mew :3

    Manias de Maay

    ResponderExcluir

 Espaço livre para sugestões, críticas e elogios;
 Você pode comentar como anônimo ou utilizando seu nome/URL, conta do Gmail ou Wordpress;
 Sua opinião é bem-vinda, contanto que não seja homofóbica ou racista. Agradecemos :)